quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Tem que bater onde dói mais.

Repetindo o que foi feito no Midsports, do meu amigo Guilherme Milani, vou deixar aqui a minha opinião sobre a tragédia de ontem, quando um morteiro, atirado da torcida do Corinthians, acertou e matou um adolescente de 14 anos, Kevin Espalda, torcedor do San Jose, durante o jogo entre as duas esquipes pela Copa Libertadores.

Nada justifica a atitude da torcida. E não é algo realmente justo com o Corinthians punir o time por um vândalo que causou isso e outros que o acobertaram. Nem é justo com a torcida, evidentemente que seja ela punida por causa desses estúpidos. Mas não se pode ver as coisas só pelo lado dos bons.

Alguns corinthianos falam, enaltecem-se a si próprios como pais de família, como trabalhadores, como gente batalhadora que ama seu time e não quer ser vista como um bando de 10 ou 20 arruaceiros que vão pra Bolívia e causam uma tragédia dessa magnitude. Esta, a grande nação corinthiana do bem, da paz, essa merece todo o meu respeito. Respeito muito esses pais de família batalhadores que trabalham duro pra comprar ingresso e ver o Corinthians jogar. Que levam seus filhos pra se apaixonar pela magia do futebol... Infelizmente, uma minoria, composta pelos párias mais fanáticos e alterados, vão ao facebook com o Caps Lock ligado e o Respeito desligado:

"qualquer torcida esta sujeito acontercer isso, e quém não aguenta a preção q não va pro estadio, ou corra dalee timãoooo....." ... "BANDO DE INVEJOSOS QUE NÃO TEM O QUE FAZER E FICA SÓ CRITICANDO... CHUUUUPPAAAAA...KKKKK". Foram esses os comentários de um corinthiano na minha página do facebook, que está lá para quem quiser conferir.

O Brasil precisa de menos gente assim. Fosse o contrário, ele estaria esbravejando e ofendendo todos os bolivianos e até a CONMEBOL. Mas não é dessa espécie de imbecil que se trata o post, mas sim do que eu acho que deve ser resolvido e tirado deste incidente.

Eu creio que a CONMEBOL tem que punir o Corinthians. É injusto com o time? Sim. É injusto com a torcida? Sim. Mas pra aprender, tem de bater onde dói. Dá, no mínimo, o resto do ano de suspensão ao Corinthians de jogos internacionais, e uma multa pesada ao clube. A torcida vai chiar, vai sim. Deixa chiar. A torcida tem que aprender que o que quer que eles fizerem mancha a reputação do time.

Palavras de uma torcedora do San Jose, me perdoem se eu estiver sendo parcial: "O único culpado é quem lançou o artefato, mas se os detidos não falam quem foi, que pena, que todos então sofram as consequências!". A torcida, a equipe e quem quer que esteja acobertando os reais culpados.

Depois que se apurar isso, creio a CONMEBOL deveria também tomar outras medidas, para proibir que outras catástrofes como a de Oruro. Proibir fogos de artifício em jogos internacionais. Impedir a entrada de torcidas uniformizadas, barras-bravas e Ultras nos estádios nessas competições. Mas como a América do Sul é uma região defasada em relação à Europa, no quesito legislação esportiva, segurança e principalmente no quesito "Mentalidade de Torcedor". Lá, os Hooligans começaram a ser extirpados do futebol há 30 anos. Aqui ainda nem começou. Eles continuam assassinando adolescentes e se escondendo sob as máscaras de bons torcedores, pobres mas honrados, bons cidadãos, que o título de Time do Povo dá ao Corinthians.

Como forma de prestar meus mais humildes e sinceros respeitos ao San Jose e aos amantes do futebol, a partir deste momento e até que haja uma punição exemplar a este fato lamentável, eu me reservo ao direito de não fazer nada com o tema Sport Club Corinthians Paulista. Boa Tarde/Noite a todos.