quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Werder Bremen


Alô queridos. No departamento de boas histórias, hoje tivemos um belo texto em alemão. "Há 115 anos, alguns rapazes ganharam uma bola de futebol. Animados com o novo esporte, foram jogar numa ilha fluvial nas margens do Rio Weser. E assim nasceram os Verdes e Brancos.". Sim, depois de algum tempo de proveitoso ócio (até comecei um novo blog, sobre Heráldica) estou de volta aos Campeonatos da Federação. Dessa vez com respeitável antecedência, até porque tenho muito o que fazer. O time de hoje é o Werder Bremen, da cidade de Bremen, estado de Bremen, no país chamado Bremen Alemanha.

É também a estreia oficial de um template novo, dessa vez 100% meu, e uma apresentação que eu simplesmente amei. O template do Blogger já está por aqui tem algum tempo, mas não tem muito de especial. Precisa de uns ajustes, uns reparos e do Disqus, mas como eu raramente recebo comentários, por enquanto fica esse mesmo. Vamos então ao que interessa, os mockups.


As combinações são um pouco ousadas, nos três kits, possivelmente perderei alguns pontos por isso. Mas preferi assim para dar mobilidade à coleção. No canto inferior direito estão as possíveis combinações. O Home tem camisa e shorts verdes e meias laranjas. A textura de losangos foi baseada no emblema do time, e segue na parte superior das costas. A fonte foi editada para aparecer exclusivamente nesse mockup, como já apareceu na prévia de ontem, e eu já deletei-a, para não ser usada novamente, nunca mais.


Eu sou suspeito para falar de minimalismo e coisas retrô, porque eu gosto de minimalismo e coisas antigas. Ainda nesta temporada, o Werder completa 115 anos de existência, e como data fechada assim é ocasião para um kit mais "vintage", eu fiz uma coisa que se fazia na época do início do futebol. Camisa e Shorts brancos, ou melhor, num off-white puxado para o prateado, num uniforme pensado para lembrar o primeiro uniforme do time, de 1899. O monograma FVW (FussballVerein Werder) no peito, no mesmo lugar do original, mas para cumprir as regras do campeonato, ele vem em marca d'água e uma versão leve. Todas as demais informações da frente foram alteradas o máximo possível para não perder nada do elemento principal. Na barra, um selo comemorativo de um lado e o novo selo techskin, que agora brilha no escuro (se você olhar de baixo pra cima ele brilha, devido a tela ficar escura no seu campo de visão). As combinações valorizam o branco da camisa, contrastando-o com o verde e o laranja ou mesmo um totalmente branco, para quem curta um visual mais clean. O manequim era do meu guru Cláudio Cruz, mas como ele não estava usando e viu que eu precisava, me deu. Caiu feito uma luva.


Esse terceiro uniforme foi uma incógnita para mim até mesmo durante a montagem, porque ele leva um template um pouco diferente (e com isso gastei todos os dois templates que tenho, preciso pensar em mais alguns...), com cortes mais incisivos. Não tinha muita ideia do que fazer, só sabia que queria essas cores, laranja e obsidiana. Mas faltava um grafismo. Fui com o nome do time na camisa, depois de tentar várias coisas, algumas delas até embrulharam o meu estômago. As combinações ficaram uma coisa meio Holanda.

Fato curioso: os fundadores do Werder Bremen ganharam a bola de futebol num campeonato de cabo-de-guerra.

E é isso, meu retorno está concluído. Agora é pensar na próxima coleção. Pride of East Anglia. Estou voltando, mais uma vez, para a Inglaterra.